top of page
ARTIGOS | PEÇAS
Já sonhou? Agora vamos executar!
 

A parte mais linda de um evento é quando sonhamos com ele. Na nossa mente ele é o mais lindo e mais perfeito, sem imprevistos ou aborrecimentos, mas a realidade pode não ser bem essa. Hoje falaremos de alguns detalhes que devem ser levados em conta na hora de realizar seu evento, detalhes esses que podem fazer a grande diferença.


Ao contrário do que muitos fazem, não darei 5, 7 ou 12 passos para realizar seu evento. Colocarei aqui a vivência, a prática.
Se você optar por não contratar uma assessoria, comece a planejar com mais antecedência, é melhor começar cedo do que terminar tarde demais;


Coloque seus sonhos num papel, decida o tema, eleja os itens mais importantes, uma média de quantos convidados terá, acrescente à lista 15 ou 20% e o mais importante, decida o orçamento;


Com esses dados em mãos, é hora de suar na procura de bons profissionais que atendam as expectativas do seu sonho, mas que estejam dentro do orçamento estipulado;


Aconselho decidir quais os serviços que quer e daí consultar 3 profissionais de cada área, solicitando apenas 3 orçamentos. Quanto mais orçamentos tiver, mais difícil será a decisão. Não tenha medo de procurar pelo menos 1 profissional de cada serviço que seja considerado Top, às vezes eles oferecem mais, por menos;


Prepare uma pasta e separe-a por serviços, arquive todos os orçamentos, conversas e propostas, elas podem ser muito úteis na hora da negociação;


Se quiser reduzir custos e tiver habilidade, faça você mesmo algumas coisas, mas se não tem certeza ou sabe de fato que não conseguirá realizar a tarefa, o melhor mesmo é procurar um profissional;


Leia atentamente todas as cláusulas do contrato, se tiver dúvidas, pergunte e peça que o fornecedor deixe claro todos os pontos, inclusive, se for o caso, redigindo um novo contrato com todos os detalhes por escrito;


Fique atento aos prazos tanto de pagamento quanto de entrega de material e exija o recibo de tudo que adquirir ou contratar (anexe-os aos contratos). Isso pode se tornar uma dor de cabeça às vezes difícil de solucionar;


Não aceite desculpas caso o que foi contratado não seja exatamente o que foi entregue. O Código de Defesa do Consumidor bem como o próprio contrato (devidamente analisado) garantem ao cliente o direito ao o que ele contratou e no prazo combinado;


Se você teve todo esse trabalhão e não quer se preocupar com nada no dia especial, algumas empresas de assessoria oferecem o serviço de assessoria do dia, dando ao cliente a tranqüilidade mais do que merecida para aproveitar todos os momentos. A assessoria terá acesso a todos os serviços contratados para poder cobrar a execução, deverá verificar o andamento do evento e o mais importante, não deverá levar problemas ao cliente, afinal de contas a assessoria serve para isso.

Agora, se você não tem tempo, paciência e muitas vezes habilidade para lidar com tantos acontecimentos, o melhor é contratar a assessoria desde o início, pois ela irá guiá-lo pelos caminhos da execução de eventos e quando menos esperar, já estará realizando seu grande sonho!

http://www.papoarretado.com.br/post/131-ja-sonhou-agora-vamos-executar.html

Copiar ou Criar? O que você deseja?


Está cada vez mais em evidência o ramo de eventos. São produtos, salões de Buffet, roupas, lembranças e tantos outros antenados com esse setor. Mas como fazer a diferença?

Por mais que as empresas personalizem um evento, eles tendem a seguir um padrão estabelecido por alguém e acabam por fazer a mesma coisa sempre, tornando um evento personalizado numa coisa já conhecida e sem nenhum diferencial.

O que temos visto é uma personalização exagerada, hoje se personaliza tudo, ou quase tudo. A moda é estampar o rosto ou nome de alguém em tudo que possa ser visto, tocado ou levado para casa. E fico me perguntando, o evento tem que ter a “cara” do dono ou a “cara” do dono tem que estar espalhada por todos os lados?

Para a festa ser personalizada de fato, se diferenciar das outras e marcar para sempre, ela deve refletir o sonho e a personalidade do cliente aliados à criatividade e bom senso do assessor do evento. Quando falo de assessor, gostaria de diferenciá-lo dos muitos profissionais espalhados pelo meio que, se auto-intitulam cerimonialistas, mas não estão preparados para produzir, estão preparados para copiar, preocupados apenas com a quantidade e não com a qualidade, desvalorizando inclusive o verdadeiro profissional por cobrar valores irrisórios e impraticáveis.

Um assessor precisa primeiramente estar antenado com as necessidades do cliente, numa simbiose única, procurando unir três fatores essenciais: sonho, criatividade e viabilidade. Unidos, esses fatores levam a um evento singular, impossível de ser esquecido por quem fez e por quem esteve presente.



http://www.papoarretado.com.br/post/121-copiar-ou-criar-o-que-voce-deseja.html

Avançar sem medo


Tive o grande prazer de participar de um momento muito especial de um cliente meu. Após 9 anos de namoro, ontem (23-02-2012) ele decidiu dar um grande passo no seu relacionamento. Decidiu pedir seu grande amor em casamento!


Em meio à nossa procura pela aliança perfeita pude presenciar a evolução de uma pessoa e ver que, apesar de sua decisão, o medo era transbordante. Antes, ouvia várias vezes ele dizer: “Não caso nem tão cedo” e me atrevi a perguntar-lhe: O que te fez mudar de idéia? A resposta foi sonora: “Eu amo essa mulher e a quero pra sempre em minha vida!”.


Logo em seguida, como numa roda gigante de emoções ele me confidenciou... “Estou com medo, pois esse é um passo grande e não sei se estou preparado...” Foi aí que fiquei a pensar e pensar, como dar um passo adiante e avançar sem que o medo tome conta de nós? Cheguei a conclusão de que é impossível que isso aconteça!


O medo pode ser maior ou menor, mas ele sempre estará presente quando estamos diante do desconhecido, então, o que fazer? O ideal seria saber o que acontecerá no futuro e assim termos a segurança de prosseguir, mas como isso não é possível (graças a Deus, pois acho que a vida seria sem graça) o importante é ter certeza do que você tem no coração.



http://www.papoarretado.com.br/post/193-avancar-sem-medo.html

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
“Seja a mudança que deseja ver no mundo” (Mahatma Gandhi)
SETEMBRO/ 2012 - ESTUDO PRODUZIDO PARA A EMPRESA COENCO

MARKETING SOCIAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL: COMPETITIVIDADE EM BUSCA DA IMAGEM



O objetivo principal deste relatório é demonstrar a interface entre o Marketing Social e a Responsabilidade Social. Para tanto, é necessário caracterizar a Responsabilidade Social e identificar os conceitos de Marketing Social.


Análises documentais e bibliográficas foram necessárias para embasar esse relatório.


Segundo Duarte (1985), a Responsabilidade Social pode ser entendida de diferentes maneiras. Pode representar a idéia de responsabilidade ou obrigação legal e ainda um comportamento responsável no sentido ético. É muitas vezes equiparada a uma contribuição caridosa, ou no sentido de ser socialmente consciente.

Contudo, há autores que criticam a visão de que a Responsabilidade Social seria apenas contribuição caridosa.


Segundo Moreira (2002), a Responsabilidade Social refere-se à ética como base das ações com todos os públicos com os quais a organização pode interagir, ou seja, seus stakeholders (clientes, funcionários, fornecedores, governo, sociedade, meio ambiente).


Nessa visão organizacional, a Responsabilidade Social corporativa pode ser entendida como qualquer compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por atos e atitudes que impactem positivamente uma comunidade. A estratégia social de desenvolvimento da comunidade pode inserir a organização como um agente do desenvolvimento local.


Para ser competitiva, conquistar e ampliar o mercado, a responsabilidade social não se deve restringir apenas à organização, mas envolver a área de influência e funcionários. Alguns benefícios da Responsabilidade Social podem ser traduzidos em vantagens competitivas, como: fortalecimento da marca e imagem da organização, valor agregado à imagem, geração de mídia espontânea, atração e retenção de talentos profissionais, melhoria do clima organizacional, proteção contra ação negativa de funcionários, motivação do público interno, atração de investidores e deduções fiscais.


Utilizando um enunciado clássico realizado por Kotler (2000, p. 30): “Marketing é um processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor”.


Em uma visão mais ampla, Las Casas (1993) afirma que o Marketing é uma área do conhecimento que engloba atividades direcionadas às relações de trocas, orientada para a satisfação dos desejos e necessidades dos clientes, visando alcançar determinados objetivos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto destas relações com a sociedade.


Com este último conceito, pode-se perceber uma preocupação com a sociedade e a busca da ampliação do conceito de marketing social pode ser caracterizada pela transposição dos conceitos da área comercial para a social.


O marketing social pode ser aplicado somente pela empresa ou mediante parceira com uma entidade do terceiro setor que necessite do seu apoio para que, ambas possam em conjunto melhor oferecer uma campanha em virtude de uma causa que afeta a sociedade ou parte dela. Sendo assim, as empresas do segundo setor podem aliar-se a uma entidade para apoiá-la nessas campanhas.


Como estamos falando de sociedade dentro do perfil de Marketing Social, não se pode esquecer o fator mais importante da empresa, as pessoas que trabalham nela. Embora não se tenha uma percepção do quão importante são, se pararmos para pensar que eles fazem parte de uma cadeia social muito ativa, propagadores de opinião e que, a sociedade começa de dentro para fora, acharemos nos colaboradores, verdadeiros mecanismos eficientes de disseminação das idéias propostas.


Para que isso aconteça de modo a completar o círculo, é necessário um ambiente sadio, amigável e humano, criado através de ações contínuas no sentido de construir uma realidade social diferenciada a partir da empresa para só depois, avançar para além dela.


A escolha da campanha está intimamente ligada à visão, positiva ou negativa, que o público terá da organização. Portanto, uma análise criteriosa da campanha deve ser realizada levando em consideração os princípios, características, opiniões e modo de vida da população na qual a organização está inserida e pretende atuar socialmente.


Pode-se afirmar que a Responsabilidade Social está predominantemente direcionada a uma atitude e um comportamento empresarial ético e responsável, interligada ao Marketing Social como estratégia empresarial, a fim de conseguir a permanência e destaque no mercado em que atua.



POSICIONAMENTO E GERENCIAMENTO DA MARCA



A forma como uma marca se posiciona no mercado deve ser cuidadosamente pensada e avaliada, pois o seu posicionamento reflete os valores mais importantes da empresa e é um fator determinante para o seu sucesso ou fracasso.


O objetivo do Marketing Social é influenciar, determinar e mudar idéias e hábitos através de ações sociais, mantendo ou melhorando na mente da sociedade a realidade percebida, afinal, o poder da marca está na memória daqueles que tiveram alguma experiência com ela.



AÇÕES DE ÂMBITO PÚBLICO



- DIA DA ÁGUA (22/03 - PALESTRAS NAS ESCOLAS SOBRE O USO CORRETO DA ÁGUA/ ESGOTO);
- SEMANA DO MEIO AMBIENTE (05/06 - COLETA DE PILHAS, BATERIAS, CELULARES E OUTROS RESÍDUOS ELETRÔNICOS);
- CINEMA PARA TODOS (19/06 - EXPOSIÇÃO DE FILMES NACIONAIS EM PRAÇA PÚBLICA);
- MC DIA FELIZ (AGOSTO - LEVAR CRIANÇAS CARENTES JUNTAMENTE COM OS FUNCIONÁRIOS);
- TEATRO SOCIAL (19/09 - APRESENTAÇÃO DE PEÇAS TEATRAIS AO AR LIVRE OU EM TEATROS, GRATUITAMENTE PARA A POPULAÇÃO CARENTE);
- DIA DA ÁRVORE (21/09 - PLANTAÇÃO DE ÁRVORES PELOS FUNCIONÁRIOS DA COENCO EM TODOS OS MUNICÍPIOS EM QUE ATUA);
- DIA DA LEITURA (12/10 - DISTRIBUIÇÃO DE LIVRO - PARCERIAS COM EDITORAS);
- DIA DAS CRIANÇAS (12/10);
- HIGIENE BUCAL E DISTRIBUIÇÃO DE ESCOVA DE DENTE EM CRECHES, ORFANATOS E ESCOLAS PÚBLICAS (25/10);
- DOAÇÃO DE SANGUE (25/11 - PARCERIA COM O HEMOCENTRO LOCAL);
- NATAL SOCIAL (DEZEMBRO - DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES E CONFRATERNIZAÇÃO EM ASILOS E ORFANATOS POR FUNCIONÁRIOS);
- PROMOÇÃO DE CAMPEONATOS LOCAIS COM DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES (REDAÇÃO, FOTOGRAFIA, DESENHO);
- PRÊMIO NACIONAL PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS EM QUE ATUAMOS (GANHADORES DAS SELETIVAS LOCAIS);
- CRIANÇA FELIZ, É CRIANÇA CURADA (VISITA DOS FUNCIONÁRIOS A HOSPITAIS QUE CUIDAM EXPECIFICAMENTE DE CRIANÇAS);
- PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM AÇÕES SOCIAIS NACIONAIS.



AÇÕES DE ÂMBITO INTERNO



- VACINAÇÃO (ADULTO);
- ALFABETIZAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS;
- INCENTIVO A REALIZAÇÃO DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL;
- PARCERIA EM OUTROS CURSOS;
- DINÂMICAS DE GRUPO QUE PROMOVAM A INTERAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE E A INTERCOMUNICAÇÃO;
- IMPLEMENTAÇÃO DA SEXTA-FEIRA LIGHT (ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS - OS FUNCIONÁRIOS PODERÃO SAIR MAIS CEDO – 14:00h);
- BIRTHDAY BONUS (BÔNUS EM VALOR A SER ESTIPULADO PARA O ANIVERSARIANTE);
- CONFRATERNIZAÇÃO COM O SETOR DE LICITAÇÃO QUANDO FORMOS OS VENCEDORES;
- CHÁ DE BEBÊ PARA PAIS E MÃES MAIS CARENTES DA EMPRESA;
- CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL COM DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES A TODOS OS FUNCIONÁRIOS;


* A maioria das ações propostas serão realizadas em parceria com órgãos públicos e privados.


BIBLIOGRAFIA


DUARTE, Gleuso Damasceno; DIAS, José Maria A. M. Responsabilidade social: a empresa hoje. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985.

MOREIRA, Marcos Antonio Lima de. Mini Curso S A 8000. Disponível em http://www.qualitas.eng.br/qualitas_minicurso_sa8000.html. Acesso em: 19 jul. 2002.

KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público.São Paulo: campus, 1992.

bottom of page